Rastreabilidade

Rastreie o seu Sweet Grape aqui

A rastreabilidade possibilita ao consumidor acompanhar
de onde o produto partiu e para onde foi.

Com um aplicativo leitor de QR Code instalado no celular ou inserindo o código numérico aqui ao lado, ambos disponíveis na embalagem de Sweet Grape, é possível rastrear todo o caminho percorrido pelo produto, desde o produtor até o mercado, garantindo transparência e segurança alimentar ao consumidor.

A importância da rastreabilidade

A implantação de um sistema de rastreabilidade é de fundamental importância para a segurança alimentar do produto, possível recall e integração dos sistemas para o aumento da eficiência junto aos participantes de toda a cadeia assim como para atender as demandas dos consumidores.

A rastreabilidade do Sweet Grape foi implantada por meio da utilização do sistema da empresa PariPassu, que foi integrado ao processo operacional dos integradores desde a produção, junto aos produtores, controle de qualidade, higienização, seleção e embalamento, até a identificação no embarque para o varejo.

O processo

A carga de tomate chega do produtor rural com um lote de origem. Os lotes são reclassificados pelo controle de qualidade levando em consideração características do produto como cor, tamanho e brix. A partir deste momento é feita a conciliação com o lote (código de rastreamento). Esse código acompanha o produto durante todo o processo. Os tomates são embalados e a informação de lote humano legível em cada unidade de venda.

A identificação de rastreabilidade acompanha todos os passos da cadeia produtiva e permite assegurar o controle dos produtos em cada etapa. A integração do sistema de rastreabilidade da PariPassu e do sistema ERP permitem que todas as informações relevantes de rastreabilidade sejam registradas e garantam fácil acesso em caso de crise. Como redundância, as informações também são registradas na NFe.

Praticidade

O número de lote de rastreabilidade fornecido pelo sistema da PariPassu permite ao consumidor final acessar a origem do produto através da consulta do QR Code ou diretamente no site. Como resultado, o consumidor tem acesso ao produtor, ao packing e ao local onde o produto está sendo comercializado por meio de fotos e históricos de cada ponto de passagem.

Este número de lote também permite ao comercializador a utilização do Sistema Recall da PariPassu, onde é possível acessar dados mais detalhados do desempenho do produto desde a sua produção (dados de manejos) até a inspeção no packing (dados de qualidade). Em caso de uma necessidade de recolher um lote especifico, o Sistema Recall permite identificar os destinos de um lote e contatar cada um dos pontos de venda, solicitar a retirada do produto da gôndola e sua devolução, gerando maior segurança para o consumidor.